Reducing the Clinical and Public Health Burden of FH: A Global Call to Action

Countries_represented_in_global_call_action_JAMACardiol_2020

A #FHPortugal juntamente com as Organizações de Saúde, Representatives of the Global Familial Hypercholesterolemia Community lideradas pela #WorldHeartFederation e a #FHFoundation publicaram o artigo na #JAMACardiology, para informar e combater o impacto global da #HipercolesterolemiaFamiliar, #FH, um problema de saúde pública pouco divulgado e #sub-diagnosticado em todo o mundo.

“a #FH, é uma causa frequente das #DCCVP (#enfartedomiocárdio, #AVC, #doençacarotídea, #doençaarterialperiférica, #disfunçãoerétil, #aneurismas) e #mortesúbita (≤55 anos nos homens e ≤60 anos nas mulheres) que pode e deve ser prevenida e tratada desde a #infância e em toda a #família”, disse Isabel Mendes Gaspar, co-autora do artigo, médica especialista em #GenéticaMédica e #MedicinaInterna da #FHPortugal e de 5 #CentrosdeReferênciaNacionais do #CentroHospitalarLisboaOcidental.

As consequências da FH são evitáveis, #prevençãoprimaria, mas requerem iniciativas e #políticasdesaúde eficazes para abordar as questões, as #recomendações, as #boaspraticasmédicas e #ética, próprias das #doençashereditárias, e um modelo de trabalho por equipas medicas multidisciplinares, para a prática da #medicinapreventivapredictivapersonalizadaparticipativa para reduzir a morbi-mortalidade da doença.

JAMA Cardiol. Published online January 2, 2020. doi:https://doi.org/10.1001/jamacardio.2019.5173. https://www.colesterolfamiliar.org/web2015/wp-content/uploads/2020/01/jamacardiology-2020.pdf.