Questionário de Hipercolesterolémia Familiar

O Colesterol Hereditário ou Hipercolesterolémia Familiar, são doenças hereditárias comuns em que os níveis de LDL-C e colesterol e estão elevados desde a infância em vários indivíduos da mesma família. Cada indivíduo com esta doença tem a probabilidade de cerca de 50% de a transmitir aos seus filhos. É uma doença silenciosa, que se pode prevenir desde a infância, sendo responsável pela doença coronária (angina, enfarte do miocárdio) acidente vascular cerebral (AVC),  doença arterial periférica (DAP) retiniana, carotídea e ilíaca, aneurismas da aorta e arteriais, demência multivascular e morte súbita.

A prevalência varia entre 1:250 a 1:300 e é responsável por doenças arteriais prematuras (<55 anos nos Homens e <60 anos nas Mulheres).

A Associação FH Portugal pretende continuar a identificar, diagnosticar e tratar os indivíduos que poderão estar em risco de ter uma doença silenciosa que pode ser prevenida na família. Para preencher este questionário, necessita de ter as suas analises com os piores e melhores valores de Col, LDL-C, HDL-C, triglicéridos, assim como a sua historia familiar, com a idade do inicio dos eventos e a idade com que faleceram (tem um exemplo de uma arvore genealogica para ajudar a preencher no website).

O questionário é anonimo e voluntario, tem inicio no Dia Mundial do Colesterol Hereditário/Hipercolesterolemia Familiar, a 24/09 e termina a 30/09Agradecemos a Vossa Colaboração na Prevenção de uma doença silenciosa, sub-diagnosticada, sub-tratada e pouco conhecida em Portugal e no mundo.

Para mais informações sobre esta doença complexa, poderá ler um resumo adaptado e traduzido, em que a FH Portugal colaborou: Representatives of the Global Familial Hypercholesterolemia Community (Gidding SS, last author). Reducing the Clinical and Public Health Burden of Familial Hypercholesterolemia. JAMA Cardiol. 2020. Feb 1; 5(2): 217-229. doi: 10.1001 /jamacardio. 2019.5173 Global_FH_short_version_Reducing_Clinical_Public_Health_Burden_FH_ FHPortugal_ JAMA Cardiology_ 2020.

Responda aqui:  https://forms.gle/CFngq315RhhCWngc9