FH informa da Consulta de Risco Cardiovascular Pediátrica no Barreiro

Para reduzir risco cardiovascular, consulta para crianças e adolescentes, 6-14 anos, pertencentes a grupos de risco.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE tem, desde o passado mês de Outubro, uma Consulta de Risco Cardiovascular para crianças e adolescentes. Tem como objectivo a prevenção primária da doença cardiovascular, com redução precoce e efectiva do risco de doença cardiovascular.

O público-alvo, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, deve ser identificado como pertencendo a um dos seguintes grupos de risco: história familiar de doença cardiovascular antes dos 55 anos, história familiar de dislipidémia, dislipidémia, hipertensão arterial, diabetes e obesidade quando associada a outro factor de risco.

A consulta, que acontece todas as quartas-feiras na Unidade do Barreiro, é realizada por uma equipa multidisciplinar composta por duas pediatras, duas cardiologistas pediátricas, uma nutricionista, uma psicóloga e uma enfermeira.

As doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 40% da mortalidade total da população dos países desenvolvidos.

A aterosclerose, processo subjacente ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares, tem o seu início nos primeiros tempos de vida.

Para saber mais, consulte: Hospital do Barreiro – http://www.hbarreiro.min-saude.pt/